segunda-feira, 21 de abril de 2014

Porque mudar é tão difícil?

“Toda mudança implica em se desfazer de laços."



Alguém já teve que mudar de Cidade, Estado ou País e deixar tudo que ama para trás?!?

Quando vivemos muitos anos num mesmo lugar, convivendo com as mesmas pessoas, com os mesmos hábitos, onde tudo é familiar, nos acomodamos com uma rotina de vida, que é difícil nos despreendermos. Aí, de repente você recebe a notícia: Vamos mudar de ESTADO!!
No início tudo é novidade, empolgação, mil planos...
Só que quando se dá conta, percebe que está longe de tudo que lhe é familiar, e que tem que se virar pra saber tudo o que precisa, como, melhores escolas, supermercado, igreja, farmácia, lojinha que vende a rebiboca da parafuseta... Socorrooooo. Isso é o que dá vontade de gritar mesmo! rsrs...  
Para alguns é uma maravilha, vêem como um desafio, uma oportunidade de crescimento e conhecimento, mas para outros, uma estrada cheia de obstáculos, e que é difícil se acostumar!
Isso é natural do ser humano. Nesse caso, você tem duas opções:
Ficar em casa se lamentando ou ir à luta!
Quando a opção é se lamentar, o que acontece é, colocar defeito em tudo, como, o sotaque, hábitos alimentares e culturais, a educação, ou a falta dela, clima, estrutura da cidade,  enfim, tudo o que puder ser comparado, o é.
Achar que só você passa por isso, e sofrer. Achar que nunca mais fará amigos, e que não terá mais vida social. Achar que não tem nada pra fazer, e conta os dias para ir de férias pra cidade natal.
Não sou psicóloga, mas sou experiente...rsrsrs, então, se você se sentir assim:

  • Procure ajuda o mais rápido possível! Faça amizades, ou procure ajuda profissional de um psicólogo.
  • Tente fazer amizade com seus vizinhos, com as mães da escola do seu filho, ou com amigos do trabalho do seu marido.
  • Se você for religioso, tenha fé, reze e vá à Igreja.
  • Arrume um trabalho. É a melhor forma de se interagir no novo ambiente.
  • Procure grupos na mesma situação que você nas redes sociais. Você verá que tem muita gente passando pelo mesmo que você. Se não encontrar, crie um, e divulgue!
  • Procure fazer alguma ativdade física, que além de ajudar sua saúde física, ajudará também sua saúde mental. Novas amizades também poderão surgir!
  • Procure trabalhos voluntários, ou visite asilos ou instituições. Isso preenche demais sua vida!
  • Aproveite a natureza do lugar, ou as belezas que a cidade pode te oferecer. 
  • Leia livros, revistas, jornais.
  • Ouça música em casa, e não só no carro, pois já ficou automático entrar no carro e ligar o rádio. Às vezes você nem presta atenção nas músicas que estão tocando.
  • Faça receitas da sua região e convide as novas amigas para experimentar. (É claro que você precisa conhecer bem lguém antes de colocar na sua casa). Outra opção, é marcar encontro num café para bater papo e conhecê-las melhor.
  • Se gostar, faça algum trabalho manual. Isso ajuda demais!!
  • Faça um curso de algo que você gosta, ou até mesmo um curso de línguas, ou especialização.
Ocupar o seu tempo é o melhor remédio para não entrar em depressão.
Com todas essas dicas, fica bem mais fácil lidar com a distância dos entes queridos. Não que você os esqueça, não é isso! Mas ameniza demais a saudade!
Graças à Deus hoje em dia, com essa tecnologia maravilhosa, podemos falar com as pessoas a toda hora e em qualquer lugar.
Para quem tem facilidade de adaptação, deve achar tudo isso uma besteira, mas não é. Cada um encara determinadas situações de maneiras diferentes, e ouvir ou ler palavras de incentivo e de experiência, se sentem um pouco mais encorajadas para começar a fazer algo para mudar!

Segundo Sylvia Dantas, coordenadora do serviço de orientação intercultural do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). A pessoa precisa aprender a estar bem consigo mesma e não se afligir em ficar sozinha enquanto não se enturmar, Além disso, é fundamental estar aberto para assimilar novas formas de convívio e de hábitos diários e não ficar muito preso ao que estava acostumado antes. Sentir saudades é natural e bom, porque significa que a pessoa cultiva bons laços. Mas saudade muito forte pode indicar dificuldade de estar sozinho”, diz Sylvia. Segundo ela, é importante que se mantenha contato com a família e os amigos que ficaram, contanto que isso não o impeça de enfrentar os desafios e problemas da nova situação. Mas cada um tem seu ritmo e é preciso respeitá-lo. “Para alguns pode ser necessário voltar para casa todo final de semana no início, enquanto outros não sentem essa necessidade”.

Espero que tenham gostado, e que eu tenha ajudado um pouquinho!

Até mais!

Nenhum comentário: